quarta-feira, 27 de abril de 2011

Resenha: Vitimas do Silêncio - Janethe Fontes

Título: Vítimas do Silêncio
Autora: Janethe Fontes
Editora: Universo dos livros
Ano: 2009
Número de Páginas: 187

Sinopse: Uma garota é vítima de estupro e tenta reconstruir sua vida. Porém, o criminoso está mais perto do que poderia imaginar e continua perseguindo pessoas que ela jamais gostaria de ver envolvidas nessa história. Quando finalmente acredita ter encontrado o caminho da felicidade e esquecido aquela época tão difícil, o passado volta para acertar as contas e ela só tem uma alternativa: encontrar o criminoso antes que ele faça outras vítimas.

O livro conta a história de Margarida, que depois de ser abusada sexualmente por seu padrasto foge de casa e tenta reconstruir sua vida ao lado de seus tios. Mas ela não contava com a intensa paixão que sente por seu primo Marcos e que é recíproca. As coisas melhoram mais ainda com a chegada de sua irmã e sua mãe, que se divorciou e agora irá viver perto da família.


Tudo parecia perfeito, mas o destino trama uma terrível virada na vida de Guida. Seu amor vai embora, ela está grávida e seu  padrasto consegue retornar para atormentá-la. Com a reconciliação dos dois, Guida já sabe que terá que fugir de novo. E suas suspeitas são confirmadas já na primeira noite, quando seu padrasto vem ao seu quarto no meio da noite para ameaça-la e tentar abusar de novo.


A partir dai Guida tem que recomeçar sua vida, mostrando muito amadurecimento e vontade de viver. Muitos personagens encantadores estão presentes no livro, mas não posso deixar de citar William, um garoto paraplégico de quem Guida é "babá". Ele simplesmente é a luz da história, assim como Fred... Omg!! 


Só lendo mesmo para conseguir entender a emoção que o livro nos faz sentir. Mas tem alguns lados negativos. Por exemplo, a narrativa é muito acelerada. A autora poderia ter prolongado um pouco a história, para que nós pudéssemos aproveitar mais a história e também nos envolver mais com todos os acontecimentos. 


Outra coisa é a capa. Putz... errou feio na capa. O  por que?!  simplesmente porque a capa ajuda muito na hora de comprar um livro e essa capa ficou muito "pesada", sendo que o livro - tirando o tema principal - é super leve e encantador.... sorte que a autora conseguiu mudar isso e agora já tem uma nova capa para o livro.



No epílogo do livro tem algumas informações sobre a violência abordada no livro: 

- Em todo o mundo, um quinto das mulheres foi vitima de estupro ou de tentativa deste tipo de crime. E a prática se transformou até mesmo em uma arma de guerra. Ou seja, uma em cada 5 mulheres já foi vítima.


- Mais de um bilhão de mulheres – uma em cada três – foi espancada, forçada a manter relações sexuais ou sofreu outro tipo de abuso, quase sempre cometido por um amigo ou parente.
- Na África do Sul, um mito diz que para um homem se curar de AIDS, tem de ter sexo com uma virgem e que, quanto mais jovem for à virgem, mais potente é a cura. Isso acarreta no estupro de 147 mulheres todos os dias.
- Nos Estados Unidos, uma mulher é estuprada a cada 90 segundos.
- Na frança, 25 mil mulheres são estupradas por ano. Traduzindo são 69 mulheres por dia.
- As mulheres latinas, particularmente as brasileiras e argentinas, são as mais expostas a crimes sexuais no mundo. A America Latina registra os mais altos Índices de crimes sexuais. Cerca de 70% dos casos de violência são estupros, tentativas de estupro e outras agressões sexuais.
- No Brasil, a OMS (Organização Mundial da Saúde), constatou que 10% das mulheres na área urbana e 14% na área rural já foram forçadas fisicamente a ter relações sexuais quando não queriam ou forçadas fisicamente a praticas sexuais degradantes ou humilhantes por medo do que o parceiro pudesse fazer. Mas, segundo a Unifesp, apenas 10% dos casos de estupro são registrados na polícia.


Sobre a autora:
Nas palavras da própria Janethe Fontes: "Sou uma sagitariana apaixonada pela vida, pela família (incluindo meus filhos de 4 patas) e também pela natureza". Ainda segundo ela, a vontade de escrever surgiu na adolescência, mas seu primeiro livro, Vítimas do Silêncio, foi escrito aos 28 anos.

Siga a autora: Twitter: https://twitter.com/janethefontes 

Site da autora: http://palavreando.zip.net/ 

Recentemente a autora escreveu mais um livro, chamado Sentimento Fatal.

Beijos da Livromaníaca!

2 comentários:

  1. Eu gostei muito desse livro!!!! E adorei a nova capa feita =)

    ResponderExcluir
  2. Esse foi um livro que gostei muito, quando comecei a lê-lo, pensei que seria mais pesado...

    ResponderExcluir